O evento

Sobre os seminários

Diante das demandadas apresentadas pelos Institutos de Criminalística, a cada dois anos a Associação Brasileira de Criminalística (ABC) promove discussões científicas sobre as diversas áreas que englobam a ciência criminalística. Em parceria com Associações da classe de Peritos Oficias em todo o país, desde 1988, acontecem os Seminários Nacionais de Criminalística.
Em 2018, Brasília sediará o XV Seminário Nacional de Documentoscopia, VII Seminário Nacional de Perícia Contábil e I Seminário Nacional de Merceologia Forense, entre os dias 21 e 24 de agosto, no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF.
Esse evento, que será realizado pela Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), associação que representa os Peritos Criminais da Polícia Civil do Distrito Federal, com o apoio da Fundação de Peritos em Criminalística Ilaraine Acácio Arce (FPCIIA), já se tornou tradicional no meio pericial, sendo um dos mais concorridos entre os seminários especializados promovidos pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC).
Além de reunir peritos criminais de todos os estados do Brasil, os Seminários pretendem contar com a presença de profissionais, bem como estudantes universitários das diversas áreas que compõem a perícia forense. Essa essencial integração entre os peritos e o ensino superior pretende mostrar que a perícia tem sua base na ciência, e que sem a universidade seus avanços e atualização ficam mais difíceis.

XV Seminário Nacional de Documentoscopia

Documentoscopia é a parte da Criminalistica que se ocupa da análise forense de documentos. Entende-se por documento qualquer manifestação intelectual humana aposta em um suporte.
A documentoscopia inclui, entre outros exames, a verificação de autenticidade de documentos, a identificação de alterações e montagens, exames de tintas, reconstrução de documentos e exames de manuscritos.
Grafoscopia é a área da documentoscopia que visa identificar o autor de escritos questionados, ou excluir eventuais suspeitos de os terem produzido, mediante o cotejo grafotécnico com determinado material de autoria conhecida ou previamente examinado.

VII Seminário Nacional de Perícia Contábil

Constitui conjunto de procedimentos técnicos-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de provas necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de um fato em conformidade com as normas profissionais de contabilidade.
São analisados pela perícia contábil os processos criminais que tratam de crimes financeiros, gestão fraudulenta, apropriação indébita de valores, títulos ou bens móveis, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito, contabilidade paralela, entre outros.

I Seminário Nacional de Merceologia Forense

Merceologia forense é a área da perícia criminal responsável pela avaliação econômica direta e indireta, de mercadorias envolvidas em ocorrências policiais. Os exames levam em consideração a análise das características físicas, técnicas e comerciais de cada mercadoria a ser periciada.
Uma área de grande interesse dentro da Merceologia forense é a avaliação de joias. A avaliação das joias demanda, em termos gerais, a análise da composição da liga metálica e a identificação da gema, quando presente, uma vez que isso influencia diretamente no valor de cada peça.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Vinicius de Oliveira Lima, Msc.

Diretor Administrativo da Fundação de Peritos em Criminalística Ilaraine Acácio Arce (FPCIAA)

Tiago Euphrasio de Mello, Esp.

Agente de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Mirian Patricia Amorim, Esp.

Contadora-Chefe da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP)

Flavio Átila Corteletti Filho, Bel.

Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Eliude Barbosa Gomes, esp.

Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Charles Albert Andrade, MsC.

Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Bruno Telles, Msc.

Presidente da Federação Nacional dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal (Fenapericia)

Thiago Assis Franco Barbosa, Bel.

Presidente da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC/DF)

Juliano de Andrade Gomes, PhD.

Pesquisador Associado da Fundação de Peritos em Criminalística Ilaraine Acácio Arce (FPCIAA

Comissão técnico-científica

Rafael Sousa Lima, MsC.

Chefe da Seção de Contabilidade do Instituto Nacional de Criminalística (INC/DPF)

Paula Kimie Fernandes Shimabuko, Esp.

Perita Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Paula Giuberti Coutinho, Esp.

Chefe da Seção de Merceologia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Laiane Gonçalves Furtado, Esp.

Perita Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Fábio Vasconcelos Braga, Msc.

Presidente da Fundação de Peritos em Criminalística Ilaraine Acácio Arce – FPCIAA

Fábio Henrique Moreira, Bel.

Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Elionor Farah Jreige Weffort, Dra.

Professora Titular da UNIFECAP/SP

André Gonçalves, Bel.

Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Alex Laquis Resende, MSc.

Professor Assistente da Universidade de Brasília (UnB)